SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

A CAPACIDADE DE LIDAR COM DIVERGÊNCIAS NO RELACIONAMENTO

Uma relação saudável é construída todos os dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor.

Muitos têm dificuldades para driblar as adversidades que surgem no dia a dia.Diálogo e confiança mútua podem ajudar casais a superar diferenças.

A capacidade de lidar com divergências comuns em qualquer relacionamento amoroso varia de casal para casal. Muitos têm dificuldades para driblar as adversidades que surgem no dia a dia e, assim, evitar maiores desgastes. Quando uma das partes envolvidas detecta um sinal de alerta o ideal é procurar manter o diálogo.

Não dar importância aos pequenos detalhes, não corrigindo o que precisa ser mudado, pode ocasionar conflitos maiores ainda. “Problemas aumentam de tamanho quando não confrontados. Eles são como um tanque de roupa suja; se não lavar hoje, amanhã tem mais”, afirma o psicólogo Silmar Coelho.

Ele lembra que diante de uma situação complicada, entretanto, o casal precisa entender que homens e mulheres agem de formas diferentes. Por essa razão, nem sempre é simples fazer com que o parceiro entenda o que o outro sente. Assim, na hora da raiva, algumas pessoas perdem o controle e, consequentemente, a razão.

“Uma conversa sincera é importante, sem agredir ou culpar, mas sim explicando o que se sente. O que acontece, muitas vezes, é que homens e mulheres não enxergam o problema de forma semelhante. Um bom exemplo é falar sobre os sentimentos, uma vez que cada um manifesta de uma forma diferente”, aponta Coelho.

A mulher precisa ouvir que é amada

O psicólogo explica que o homem acha que provendo as necessidades da mulher está dizendo que a ama. Porém, para a mulher essas coisas não bastam, pois ela precisa ouvir o tempo todo que é amada, já o homem não. “A exposição de sentimentos é um dos motivos de discussões entre alguns casais”.

A verdade é considerada a base fundamental para a construção de um relacionamento. Contar o que acontece aumenta a confiança. No entanto, o especialista explica que a decisão de falar ou deixar de falar algo deve ser analisada dentro da situação e de acordo com a personalidade do parceiro. “Em alguns casos, as pessoas falam mais do que o necessário, o que pode trazer problemas para a vida do casal. Um bom exemplo são informações que não vão agregar em nada na vida do outro, mas que, em contrapartida, podem provocar ciúme e brigas. É preciso haver bom senso antes de dizer coisas desnecessárias”, orienta.

Para o psicólogo, uma relação saudável é construída todos os dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor. Apesar de os problemas entre os casais serem inevitáveis, ele acredita que vale o esforço e a tentativa para superá-los e fazer a relação ser melhor a cada dia.

Um comentário:

Míryam Lobo disse...

Olá querida, paz!

Olha, amei este post, de verdade!

Obrigada por compartilhar, pois só confirmou o que eu já havia pensando há tempos. Muito legal. As coisas são bem por aí mesmo.

Um forte abraço e paz pro seu coração de amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket