SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

ADOLESCENTES: E OS MAIORES CONFLITOS

Adolescentes possuem diversos conflitos tanto internos quanto em grupo.

Dicas para os pais descobrir o que fazer diante de situações que parecem sem solução! Saiba como enfrentá-las e como ajudar o seu filho a lidar com elas.

Os conflitos típicos da adolescência são os maiores problemas a ser enfrentado.

Toda mãe adora dizer que seu filho é educado e obediente. Mas o tempo passa e basta chegar a adolescência para isso mudar. Alguns ficam agressivos, outros começam a mentir, e os problemas só aumentam. Muitas vezes, esse comportamento faz parte do amadurecimento do jovem. De acordo com a psicopedagoga Maria Irene Maluf, o importante é demonstrar segurança. “Os pais devem manter a serenidade e ter bom-senso. Uma atitude impensada pode ser pior do que o problema que o jovem causou”, reflete Maria Irene. Descubra o que fazer diante de situações "cabeludas" típicas da adolescência e como ajudar o seu filho a lidar com elas.

Se seu filho anda agressivo.

Se o adolescente mudou de comportamento de uma hora pra outra, tente descobrir o motivo. Se não há uma razão forte para isso, mostre que não é possível viver bem com esse tipo de atitude. NUNCA seja autoritária. Explicar o porquê das suas atitudes ajuda o seu filho a aceitar melhor as situações.

Não quer mais estudar.

Se ele estiver indo mal na escola, veja em que ponto precisa de ajuda e faça o máximo que puder para auxiliá-lo. Ele precisa de aulas particulares? Você pode estudar junto com ele? E lembre-se: há jovens que perdem o interesse pelos estudos só para magoar os pais, querendo chamar a atenção deles. NUNCA agrida seu filho dizendo: “Você é um vagabundo, mesmo. Só precisa estudar e nem isso faz.

Tem amigos estranhos.

Tente conhecer os amigos do seu filho. Se ele se relaciona com pessoas agressivas, chame-o para conversar e mostre o risco e as consequências dessa escolha. NUNCA proíba as amizades ou fale mal delas para ele. Isso vai instigá-lo a andar com essas pessoas só para afrontá-la.
Anda mentindo...

Quase todas as mentiras são resultado da falta de diálogo. Para que o jovem fale a verdade, é necessário construir com ele uma relação de confiança. Também é importante manter a serenidade. NUNCA o acuse de mentir antes de ter certeza, ou ele pode se afastar de você.
Descobriu que esta usando drogas.

Investigue bem. Isso não quer dizer que seu filho seja viciado. Chame-o para uma conversa. Use esse momento para falar sobre responsabilidades e estabelecer limites. Se ele está usando a mesada para comprar drogas, é justo que fique sem esse dinheiro até reconquistar a sua confiança. NUNCA faça escândalo ou o ameace.

Sua filha ficou grávida.

Nessa hora, é preciso uma conversa séria com sua filha. Você precisa delegar a ela a responsabilidade de ser mãe. NUNCA assuma o bebê e nem a expulse de casa. Ensine sua filha a aproveitar essa chance para amadurecer e estimule-a a continuar estudando. Assim, ela poderá dar ao filho uma vida bem melhor.
Diálogo aberto é a melhor prevenção

Os especialistas são unânimes: a melhor forma de prevenir os problemas típicos da juventude é conversar abertamente com os filhos desde cedo. “Só assim, os pais criam uma relação de confiança com eles. E, quando o jovem cometer algum erro, haverá espaço para um diálogo franco”, aponta a psicopedagoga Maria Irene Maluf. Ser autoritária e impor o seu ponto de vista só vai fazer com que o jovem se afaste e, dessa forma, fique mais frágil diante dos problemas típicos dessa fase.

Texto adaptado de Lorena Verli

Um comentário:

Zilani Célia disse...

OI PAULA!
TE VISITANDO NOVAMENTE.
PAIS MAIS AUSENTES, POR MOTIVOS DE UMA VIDA MAIS CORRIDA,COM MAIS NECESSIDADES,ESTÃO FAZENDO COM QUE SEJA DELEGADA AS ESCOLAS, E PROFESSORES A EDUCAÇÃO, AQUELA DE PAIS PARA FILHOS,PARTICULAR A CADA UM, E COM AMOR, QUE SÓ NO LAR PODE ESTAR,DEIXANDO UMA LACUNA,QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE APARECE, EM FORMA DE REVOLTAS, PROBLEMAS EMOCIONAIS ETC.,UMA GERAÇÃO CARENTE DE AMOR .
http://zilanicelia.blogspot.com/
ABRÇS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket