SIGA-NOS NO GOOGLE+

MENSAGENS DE FÉ, ESPERANÇA E OTIMISMO

DICAS PARA MANTER SUA CASA SEMPRE LIMPA E ORGANIZADA

Todos merecem um lar aconchegante depois de um longo dia de trabalho e nada melhor do que chegar em casa e ver tudo limpo e organizado.

Veja dicas práticas para que seu lar nunca acumule sujeira e bagunça, economizando tempo de faxina e organização.

O nosso dia-a-dia está cada vez mais corrido. Manter a casa sempre organizada é uma tarefa muito difícil, geralmente falta tempo para isso. Principalmente para quem não tem uma diarista ou uma empregada.

Organizar e manter a casa limpa parece ser uma tarefa interminável, mas adquirir pequenos hábitos poderá fazer toda a diferença na sua casa.

Quando se trata de limpeza e organização, toda mulher tem alguns costumes. Porém, é importante também prezar por alguns hábitos que deixem a casa sempre menos bagunçada, o que facilitará na hora de limpar e arrumar. Essas práticas podem e devem ser adotadas por todos que moram na casa e vão te ajudar a poupar tempo de faxina, confira.

Em primeiro lugar, nunca deixe tarefa acumulada, se for preciso faça um mural com as tarefas de cada dia, pois fazer tudo de uma só vez só desgasta e nada sai perfeito.

A manutenção é a regra nº 1. Não se deve deixar bagunça. Sempre guardar tudo no seu devido lugar e assim a casa sempre terá aspecto de arrumação. Tenha o firme propósito de não deixar nada pelo meio do caminho, fora dos seus devidos lugares.

-Arrume a cama ao levantar, assim você espanta aquela vontade de voltar a dormir e deixa o quarto pronto em apenas três minutos. O mesmo quando for  vestir uma roupa. As que estiverem sujas, colocar no cesto e as que forem ser usadas de novo, guarde no armário.

-Evite que a sujeira entre. Ponha bons tapetes em todas entradas da casa. Assim, boa parte a sujeira fica do lado de fora da porta.

-Se possível retire os sapatos antes de entrar em casa, além de evitar trazer bactérias para seu lar e ajuda a diminuir a sujeira do chão, fazendo com que sua faxina fique mais fácil e rápida. Mesmo quando os sapatos estão aparentemente limpos, eles ainda carregam impurezas e pó que vem da rua e dos lugares por onde passaram. Sem falar nos dias de chuva, em que os sapatos podem ficar cheios de lama.

-Se você faz a limpeza uma ou duas vezes na semana, nos outros dias tente manter os cômodos limpos sem acumular sujeira fazendo algumas limpezas pequenas. Aspire ou varra um cômodo por dia e verá como a faxina ficará mais prática. Quando for fazer a limpeza detalhada, sempre começar por cima e ir descendo. Assim evita-se de ter de relimpar algo porque caiu poeira ou líquidos em partes já limpas.

-Durante o banho, procure jogar água morna nas paredes para que a sujeira vá diminuindo aos poucos e nunca se acumule. Alguns produtos como condicionador de cabelo podem ficar grudados e são difíceis de remover quando secos. Por isso, jogue água nas paredes antes de deixar o box e remova cabelos que ficam no ralo para manter o local limpo.

-Mantenha as pias limpas e secas. Tanto a pia da cozinha quanto a do banheiro quando estão sujas dão a impressão de que a casa toda está suja. Por isso, sempre que usá-las, jogue um pouco de água corrente para remover a sujeira mais grossa e evitar o acúmulo de poeira ou restos de produtos e comida. Fique atenta a restos de creme dental que ficam na pia do banheiro e restos de comida que podem se acumular e ficar grudados na pia da cozinha. Quanto antes forem removidas, mais fácil será de eliminar estas sujeiras. Recolha sempre o lixo dos banheiros. Passe uma escova no vaso sanitário e higienize o acento.

-Evitem comer em outros lugares que não seja a cozinha ou sala de jantar para que seja mais fácil de enxergar a sujeira e limpar logo após a refeição. Comer e beber no sofá da sala, por exemplo, pode deixar alguns rastros que dificultam a faxina. Tenha o costume de sempre limpar o local onde comeu e sua casa ficará limpa por mais tempo.

-Nunca deixe a louça de hoje para amanhã. Deixar acumular a louça de um dia para o outro pode parecer muito tentador quando você está cansada, mas além de chamar baratas e mosquitos é uma falta de higiene. Este hábito faz com que você demore mais na faxina. Lavando a louça no mesmo dia, você evita que os restos de comida sequem e fiquem duros nos pratos, talheres e panelas. Portanto: comeu, lavou.

-Cuidados na hora de cozinhar. Ter um capricho especial na hora de picar o tomate ou na hora de mexer o molho na panela são hábitos que evitam sujar sua cozinha. Tente não cortar alimentos ou mexê-los na panela de forma muito brusca para que estes não respinguem no fogão, na pia e na parede da sua cozinha. Caso isso aconteça, limpe imediatamente enquanto ainda está fácil.

-Oriente quem mora com você. Por fim, essas sugestões podem não adiantar muito se você segui-las, mas os outros habitantes da casa não o fizerem. Por isso, procure orientá-los e encorajar estes hábitos inteligentes. Assim, seu lar fica sempre limpo e arrumado e você gasta menos tempo sofrendo para remover a sujeira e organizar a bagunça.

-Usou, limpou, guardou. Esta regrinha simples fará toda a diferença na sua casa. Apenas isso acabará com 90% da bagunça. Lembre-se: cada coisa tem seu lugar, mas elas não chegarão sozinhas até ele! Essa é uma regra de organização que pode ser usada para tudo. Desta forma, você evita ter que ficar arrumando tudo que está no meio do caminho antes ou durante a faxina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DICAS DE RELACIONAMENTO
AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

Photobucket